quinta-feira, 31 de março de 2011

Língua Falada

      Nome : Julia de Oliveira Suzzio          N°06


O grego moderno, língua oficial da Grécia, difere de muitas formas do grego antigo e é falado por cerca de 13,1 milhões de pessoas.
Na Grécia é falado por quase toda a população. Também é, juntamente com o turco, a língua oficial de Chipre, embora o uso oficial do turco tem sido limitado pela República de Chipre desde a invasão turca de 1974. Devido à adesão da Grécia e de Chipre na União Europeia, o grego é uma de suas 23 línguas oficiais. Além disso, o grego é oficialmente reconhecido como uma língua minoritária em partes da Itália e Albânia, bem como na Armênia e Ucrânia., sem falar na diáspora grega em países europeus e americanos, bem como na Austrália. Essa diáspora é formada não apenas por descendentes de gregos da Grécia, como também de indivíduos nascidos das ondas de emigração que quase extinguiram as antigas comunidades gregas de lugares como Egito, Turquia, Bulgaria etc.
A língua grega moderna - isto é, o falar inicialmente restrito a um certo extrato das populações da Grécia meridional, acrescido de componentes eruditas e elementos estrangeiros (principalmente franceses e ingleses) - só se tornou a língua oficial do país em 1976. Até esta data, a língua oficial era a chamada "catarévussa", o grego clássico, uma variante livresca decalcada do grego bizantino. O debate em torno da reforma lingüística, que começou ainda em meados do século XIX, teve a cidade de Atenas por epicentro e o poeta Kostís Palamás como figura principal.

Conclusão :

O Grego moderno é bem diferente do antigo e é falado por mais de 13 milhões de pessoas, ele é usado em vários países como Itália , Albânia entre outros apesar de ser considerada como língua minoritária , a língua grega se oficializou em 1976 e até esta data a língua oficial era chamada ‘catarévussa’ (o grego clássico).



Nenhum comentário:

Postar um comentário